domingo, 26 de abril de 2009

Cruzes canhoto!!

Quem nunca usou esta expressão que ponha a mão no ar!! Pois, bem me parecia :p Pois é, como tanta gente neste mundo, aqui a menina é esquerdina (não gosto da palavra canhota), e tenho tudo o orgulho nisso visto que é a minha marca pessoal ahaha :)

A verdade é que faço tudo com a mão esquerda (execpto cortar com a tesoura), e em certos aspectos sinto-me "discriminada" afinal vivo num mundo pensado para dextros mas ultrapassei sempre essas "barreiras" mas existem duas coisas que me tiram do sério: as tesouras - é complicado encontrar tesouras para esquerdinos numa loja convencional- e as cadeiras com mesa agarrada- na escola ocupava duas cadeiras (uma para sentar e a do lado para escrever) ou então era obrigada a correr a sala à procura de uma cadeira com mesa do lado esquerdo (será que quem fabrica as cadeiras não pensa nos esquerdinos? Que maldade!!).

Como seria de esperar, cá em casa por vezes brincam com a minha condição de esquerdina, pedindo-me para comer sopa com a colher na mão direita e acontece o que todos já sabem: quando a colher chega à boca já está vazia e a pessoa do lado já levou umas quantas cotoveladas.
Como boa esquerdina não consigo usar qualquer tipo de adereço na mão/braço direito (faz-me muita confusão) e a mala também é sempre colocada no ombro esquerdo (no ombro direito parece que pesa mais!!).
Há uns anos atrás ser esquerdino era visto como uma deficiência que devia ser corrigida, muito boa gente foi forçada a ser dextra quando a sua mão esquerda foi amarrada atrás das costas!

Também em algumas culturas a palavra "canhoto" tem uma conotação negativa ora vejam lá:

latim (língua que falavam os romanos) - sinister - significa "demónio".
italiano - sinistra - significa "esquerda". Em português sabem bem o que quer dizer sinistro...
romeno - bongo - significa "torto" ou "diabo".


inglês (termo escocês) - gawk-handed - significa "canhoto", mas gawk quer dizer "pessoa tola".
inglês (termo americano) - goofy é a pessoa que usa o lado esquerdo, mas também é usado para "pateta" e "trapalhão".
italiano - mancino - significa "canhoto", mas quer dizer também "pessoa desonesta"
francês - gauche - significa "esquerda", mas quer dizer também "pessoa desajeitada".
francês - gaucher - significa "canhoto".


espanhol - zurdo - significa "canhoto", e "ir azurdas" quer dizer "ir na direcção errada".
russo - levja - significa "canhoto", é também um insulto e veio da expressão no levo que significa "mau", "vil". Quer também designar um traficante do mercado negro.
polaco - lewo - significa "canhoto", é também algo ilegal ou proibido.
alemão - linkisch - significa "desajeitado", links quer dizer "esquerda".


Apesar de tudo isto, há vários esquerdinos que ficaram na história: vários presidentes dos EUA, (incluindo: Bush - pai e filho, Bill Clinton e B. Obama) eram esquerdinos, Leonardo Da Vinci, Napoleão Bonaparte, Pablo Picasso, Rainha Vitória, Marilyn Monroe, Ludwing Van Beethoven, Isaac Newton, Diego Armando Maradona, Adolf Hitler, Gandhi, Harpo Marx, Ivan Pavlov, Joana d´Arc, Marie Curie, Franz Kafka, Mozart, Júlio César, Albert Einstein, Alexandre o Grande, Bill Gates e para encerrar a minha lista (há ainda mais pessoas famosas que são esquerdinas mas cito só estas lol): Bart Simpson (é verdade o rebelde da familia Simpson é esquerdino!), o boneco criado por Matt Groening que também é esquerdino!!

A vida é bela!!!

5 comentários:

Anónimo disse...

Ponho a minha mão ao ar ^^. Não conhecia esta expressão.

Oxe, eu não sabia que os canhotos/esquerdinos eram tão discriminados assim! Frescura, não!

Há coisas que eu realmente não entendo...

Mas enfim. Pessoalmente, mesmo sendo dextra, procuro também usar o lado esquerdo, a fim de não sobrecarregar tanto o direito e causar lesões aí. Pois pode acontecer...

E quanto aos ambi-dextros? Que são uma parcela beeeeem menor na população.

Um beijo!

Letinha disse...

Pois eu não vejo qual é mal aliás, tive uma grande amiga do meu secundário que era esquerdina e SO WHAT? Mas verdade seja dita as coisas já são tão naturais que (não por maldade) acabamos por não pensar nos esquerdinos. É o caso das guitarras e tantas outras coisas =P

**

nuno medon disse...

olá! tudo bem? Eu acho piada a quem escreve com a mão esquerda. Eu próprio já experimentei, durante um mês escrever com a mãe esquerda, quando me engessaram o braço direito. Quer dizer, então um dia quando for ao Marco e vir uma menina a escrever com a mãe esquerda, já sei que és tu...lol lol ! beijos e uma boa semana!

Anónimo disse...

Eu não li a respeito. Mas, uma pessoa que estudou a história do Japão, disse que na época Samurai crianças esquerdinas eram imediatamente mortas. Deveriam lá ter seus valores culturais para o ato.

Também já vi um menino que tocava contrabaixo, esquerdino também, colocar o instrumento ao contrário, lool. As cordas também eram invertidas. Eu nem reparei, mas diziam que era engraçado.

Um beijo!

Do Mel ao Fel disse...

Também sou canhota e acredito em fadas e sim, a VIDA É BELA!